• 21 3203-5104
  • 21 2526-1077
Avenida Treze de Maio, 41 - Gr. 903/904 - Centro Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20031-007

Notícias

66% das exportadoras do País sofrem com a crise, diz CNI

Pesquisa realizada com 1.307 indústrias aponta preocupação das empresas com redução da demanda estrangeira.

Fonte: Diário do ComércioTags: exportacao

 

Agência Estado

Uma pesquisa com 1.307 indústrias realizada em abril pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou preocupação das empresas com a redução da demanda no comércio exterior. Segundo o gerente de Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a sondagem confirmou a avaliação anterior da entidade de que "o efeito mais perverso da crise econômica no Brasil ocorrerá sobre as nossas exportações".

De acordo com a pesquisa, 54% das empresas industriais ouvidas usam matérias-primas ou insumos importados. A última sondagem feita pela CNI que tinha pergunta semelhante aos entrevistados ocorreu em 2005 e, naquele ano, o porcentual de empresas que responderam positivamente foi 39%. Na análise da CNI, a valorização do real ocorrida no período de 2005 a 2008 estimulou a substituição de matérias-primas domésticas por importadas.

A pesquisa ouviu empresas de pequeno, médio e grande porte e identificou que nem todas eram exportadoras, explicou Castelo Branco. Entre as empresas exportadoras, entretanto, 66% delas responderam que foram afetadas pela crise financeira internacional e tiveram que alterar suas estratégias de exportações. O porcentual de empresas afetadas pela crise aumenta de acordo com o porte: entre as de grande porte, 78% responderam que a crise afetou suas estratégias de vendas externas e entre as pequenas empresas, 57%.

Por setores, os que tiveram mais empresas respondendo terem sido afetadas foram o de veículos automotores (com 92% de respostas positivas à pergunta), madeira (90%) e máquinas e equipamentos (86%)

Todos os direitos reservados | © 2024 | Planaccount - Escritorio de Contabilidade | Política de Privacidade
desenvolvido por