• 21 3203-5104
  • 21 2526-1077
Avenida Treze de Maio, 41 - Gr. 903/904 - Centro Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20031-007

Notícias

Conheça o planejamento tributário e suas principais etapas

Hoje nós vamos falar sobre o que é planejamento tributário. Você conhece o tema? Já pratica na sua empresa? Quer saber por onde começar? Então, vem com a gente!

O que é planejamento tributário

Planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira baseada em um conjunto de estratégias, ações e estudos para ajudar a sua empresa a planejar o pagamento de tributos e a reduzir o valor da carga tributária dentro dos parâmetros da lei.

Ele deve ser estruturado, preferencialmente, por contadores, que avaliam as características do negócio e utilizam essa análise para orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.

Com um planejamento tributário adequado, é possível:

  • Evitar a incidência de um tributo
  • Reduzir os valores de recolhimento
  • Retardar o pagamento da obrigação

Você pode até pensar que esse é um assunto exclusivo para grandes negócios, mas muitas pequenas e médias empresas acumulam dívidas tributárias por negligenciar este ponto. Vamos entender melhor como fazer este planejamento.

Como fazer um planejamento tributário

Há uma série de etapas que devem ser seguidas junto à contabilidade que atende a sua empresa para que o planejamento tributário seja bem-sucedido. Veja cada uma delas:

Escolha um parceiro adequado

Caso ainda não tenha definido um escritório de contabilidade, essa é a hora. Você também pode considerar contratar um contador, dependendo da complexidade do seu negócio. Mas, no geral, o escritório deve atender às suas necessidades.

Colete informações para o seu planejamento

Colete o máximo de informações que possam ter impacto sobre o pagamento de tributos para garantir um bom planejamento. Algumas das informações chave são o porte e estrutura da empresa, o atual enquadramento tributário, quais as atividades do seu negócio e, por fim, quais as atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.

Analise a natureza jurídica e enquadramento

A natureza jurídica significa o formato da empresa de acordo com a legislação vigente. No Brasil, existem 25 tipos de natureza jurídica e enquadramentos possíveis como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Cooperativas, dentre outras.

Escolha o regime tributário

A natureza jurídica da sua empresa definirá qual o tipo de regime tributário mais adequado, ou seja, qual o formato de apuração e recolhimento de impostos da sua empresa. No Brasil, existem três regimes: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Recolha as informações das bases de cálculos

Para apurar adequadamente os seus tributos, você precisa de informações como faturamento ou receita bruta, compras, contratação de serviços, despesas operacionais, margem de lucro, investimentos e quadro societário. Se você não souber todas essas informações, seu contador ou contadora deve ter isso em mãos.

Elabore o seu plano tributário

Com tudo mapeado e definido, faça projeções das receitas do seu negócio, do lucro esperado, das suas compras, do número de colaboradores e dos seus respectivos salários. Coloque tudo na ponta do lápis para conseguir planejar adequadamente quanto pagar de tributos e quando pagar. Assim, você não terá surpresas desagradáveis.

O planejamento tributário é um trabalho constante

A jornada não termina com o planejamento estruturado. É importante o acompanhamento periódico e as revisões constantes. Boa parte desse acompanhamento será feito pelo seu contador ou contadora, por isso, a escolha de um bom parceiro é fundamental.

Os contadores estão sempre a par de mudanças na legislação e até mesmo com relação à tributação de novas tecnologias. Assim, eles podem realizar revisões no planejamento e propor as alterações necessárias que beneficiem o seu negócio.

Manter uma boa gestão financeira é essencial

Ter o controle das finanças do negócio é importante para qualquer empreendedor de sucesso. Por isso, algumas dicas simples podem ajudar a manter a saúde financeira em dia, como:

  • acompanhar as entradas e saídas do caixa da empresa
  • ter cuidado com as tarifas que parecem inofensivas – mas podem se tornar armadilhas – como as taxas bancárias e juros de contas
  • acompanhar os movimentos do mercado e da economia do país
Todos os direitos reservados | © 2024 | Planaccount - Escritorio de Contabilidade | Política de Privacidade
desenvolvido por